Pasta fomentou o debate para a formulação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), em parceria com a FIPE

Na manhã desta sexta-feira (04/11), em Nova Granada, concluindo a série de audiências públicas na Região Metropolitana de São José do Rio Preto, a Secretaria de Desenvolvimento Regional, em parceria com técnicos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, realizou a terceira audiência pública para debater temas ligados ao Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI).

O evento, realizado na Câmara Municipal de Nova Granada, contou com a presença da Prefeita Dra. Tânia, da Presidente da Câmara dos Vereadores, Laiane Frezarin, do presidente do Conselho da Região Metropolitana de São José do Rio Preto e Prefeito da cidade, Edinho Araújo, do Vice-Prefeito de Rio Preto, Orlando Bolçone, Secretário municipal de Planejamento e Gestão Estratégica de São José do Rio Preto, do Prefeito Márcio Miguel, de Monte Aprazível, Dr. Fabrício, Prefeito de Onda Verde, Mirelli Ruvieri, Prefeita de Orindiúva, e Marcos Campagnone (Fipe), além de representantes das cidades que compõe a sub-região de Nova Granada, formada por seis municípios – Icém, Nova Granada, Onda Verde, Orindiúva, Palestina e Paulo de Faria, somando aproximadamente 60.722 habitantes.

Presidente do Conselho, Edinho Araújo destacou a importância das discussões acerca do PDUI. “Essa reunião faz parte de um processo de discussão da nossa região que, por meio dos dados e das pesquisas feitas pela Fipe, da participação ativa da sociedade civil e da gestão pública, tem papel fundamental para detectarmos nossas características, traçando assim rumos para o desenvolvimento regional”, afirmou Edinho Araújo.

“Essa audiência é uma etapa legal do processo de construção coletiva do PDUI, que traça as diretrizes para as políticas públicas regionais e o macrozoneamento, que referenciará toda a política de uso do solo na região metropolitana”, explicou Marcos Campagnone, coordenador executivo do estudo do PDUI, que detalhou os passos do Plano de Desenvolvimento Urbano e Integrado aos presentes.

“A região de Rio Preto conversa com o estado e com o Brasil inteiro, estamos promovendo uma atividade econômica muito densa. Então, a estratégia do PDUI é olhar para as coisas que alavancam o desenvolvimento das cidades da região, potencializando a economia de forma que a região cresça em todos os setores”, ponderou Maurício Hoffmann, membro da equipe técnica da FIPE, que tratou do tema econômico.

Marlon Rubio Longo, pesquisador em análises urbanísticas físico-territoriais e socioeconômicas da FIPE, falou das macrozonas de diversificação urbana, segurança hídrica, de interesse rural e interesse metropolitano. Sobre segurança hídrica, ele sinalizou que a demanda no consumo tender a crescer: “Garantir a disponibilidade hídrica com uma série de estratégias de ação, pensando que temos uma tendência de aumento do consumo de água nos próximos anos, então é importante a preservação ambiental no entorno dos rios que abastecem a região”, pontuou Marlon.

Sobre as Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs), Herlan Alcântara, especialista da FIPE, destacou a necessidade de investimentos em segurança hídrica: “Promover a conservação da qualidade da água, reduzindo o índice de perdas, para que a quantidade seja suficiente para abastecimento da área rural e urbana. Melhorar os índices de coleta e tratamento de esgoto também é parte fundamental nessa conservação”, concluiu Herlan.

Ao final, Herlan Alcântara reforçou o apelo à sociedade civil para contribuir com propostas, críticas e sugestões para o PDUI através da plataforma digital: pduirmsjrp.fipe.org.br.

Fonte: https://www.sdr.sp.gov.br/desenvolvimento-regional-realiza-audiencia-publica-em-nova-granada/