Prefeitos e representantes de 14 municípios participaram de uma audiência pública nesta quinta-feira, na sede do Parque Tecnológico, para debater a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de São José do Rio Preto. As audiências públicas na região são organizadas pela Secretaria estadual de Desenvolvimento Regional e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e servem para discutir o ordenamento territorial e as funções dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Rio Preto, formada por 37 cidades e uma população de mais de um milhão de habitantes.
A reunião foi comandada pelo prefeito de Rio Preto e coordenador da Região Metropolitana, Edinho Araújo, e contou com a participação do vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento Estratégico, Orlando Bolçone, e dos representantes da Fipe, professor Marcos Campagnone e Maurício Hoffmann, e do secretário executivo do Conselho da Região Metropolitana e coordenador da subsecretaria de Assuntos Metropolitanos do governo estadual, Jesse James, além de vereadores, técnicos e secretários municipais.
Para Edinho Araújo, as audiências públicas “possibilitam e ampliam a possibilidade de apresentação de ideias e sugestões na elaboração do marco legal e do plano de desenvolvimento. Estamos dando os primeiros passos na consolidação efetiva da região metropolitana e essa escuta coletiva faz parte desse processo”.
O vice-prefeito de Rio Preto, Orlando Bolçone, afirmou que as cidades que integram a região metropolitana “têm muito em comum e essa condição é fundamental para regionalizar a discussão dos grandes temas e para a formatação de um plano de desenvolvimento local, integrado e sustentável”.
Entre os temas debatidos na audiência pública destacam-se a mobilidade urbana, ações na área da saúde, educação, segurança hídrica, a criação de um Fundo de Desenvolvimento e de uma Agência Reguladora.