Cerimônia na Swift também define como vice-presidente o prefeito de Olímpia Fernando Cunha

O prefeito de Rio Preto Edinho Araújo foi eleito presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana, criada pelo governo do Estado em 2021, reunindo 37 cidades do Noroeste Paulista. São municípios com quase 1 milhão de habitantes na totalidade. Para a vice-presidência, foi eleito Fernando Cunha, prefeito de Olímpia.

Com a presença de 25 prefeitos e representantes, a cerimônia de escolha e posse ocorreu na manhã desta sexta-feira (2), no prédio do Complexo Swift, em Rio Preto. Autor do projeto que criou a Região Metropolitana, o governo do Estado foi representado pelos secretários Flávio Amary (Habitação) e Rubens Cury (Desenvolvimento Regional).

“Considero um momento histórico que vive esta região, com a instalação da Região Metropolitana. Faremos dela um instrumento de trabalho, de união, com foco em objetivos comuns para beneficiar nossa população,” declarou Edinho Araújo.

O prefeito lembrou que a região, que tem uma tradição de união e de representatividade, pode se tornar ainda mais forte com a participação conjunta dos municípios. A configuração será “o elo com o governo de São Paulo e com o governo federal e as demais instituições, no sentido de que nossas cidades sejam cidades inteligentes, inclusivas e sobretudo boas para se viver.”

O prefeito de Olímpia Fernando Cunha destacou que essa é uma oportunidade de se desenvolver projetos agregadores a fim de criar condições de forma integrada. Segundo ele, a consolidada relevância de Olímpia no plano turístico reflete no necessário aprimoramento da infraestrutura regional. Cunha lembrou a importância de se investir em duplicação de mais rodovias, como a estratégica Assis Chateaubriand, e citou o projeto de construção de um aeroporto internacional em Olímpia, considerada “a Califórnia brasileira”.

O secretário da Habitação Flávio Amary destacou o conceito PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), que vai direcionar as ações práticas da Região Metropolitana. “O planejamento integrado a partir dessa reorganização do Estado vai contribuir para termos cidades ainda melhores”.

O empresário Kelvin Kaiser, presidente da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto), afirmou que a cidade e a região vivem um momento de crescimento econômico e desenvolvimento empresarial e que a concretização do projeto da Região Metropolitana abre caminhos para agilizar projetos de interesse regional.

“Precisamos de políticas públicas que venham do Executivo e do Parlamento, e precisamos do eixo econômico, que gera empregos e gera tributos. Essa correlação dos três eixos é o caminho. Fica o meu pedido a todos os prefeitos para envolver lideranças de todas as localidades neste sentido”, disse Kaiser.

A configuração territorial proporcionada pela criação da Região Metropolitana vai permitir a discussão de projetos de interesse regional, estabelecer metas e executar funções técnico-consultivas. As regiões também poderão contar com fundos de desenvolvimento para aporte de recursos públicos e de órgãos de fomento.

Com a criação pelo Estado, o Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana vai auxiliar financeiramente as ações conjuntas da unidade regional com o financiamento de programas, obras e serviços e oferecer recursos técnicos. O fundo será administrado pelo Estado e passará por supervisão de representantes do conselho da região e de um conselho de orientação.

A Região Metropolitana de Rio Preto é composta pelos municípios de Adolfo, Bady Bassit, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Icém, Ipiguá, Irapuã, Jaci, José Bonifácio, Macaubal, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Nova Granada, Olímpia, Onda Verde, Orindiúva, Palestina, Paulo de Faria, Planalto, Poloni, Potirendaba, Sales, São José do Rio Preto, Severínia, Tanabi, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urupês e Zacarias.

Texto: Milton Rodrigues/Secretaria de Comunicação
Fotos: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto